terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O nascimento que venceu a morte.

Isaias 9:2-7 | Mateus 1:18-25

Isaías 9:2-7
2 - O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
3 - Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.
4 - Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.
5 - Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo.
6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
7 - Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

Mateus 1:18-25
18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
19 - Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20 - E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
22 - Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
23 - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
24 - E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
25 - E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

Introdução
          
Quando permitimos o nascimento de Cristo em nossa vida, permitimos que Sua vida seja a nossa e assim, a morte não tem mais poder sobre nós.

É isto que significa verdadeiramente o nascimento de Cristo?
Hoje iremos entender que, mais importante do que comemorar a data de nascimento de Cristo e comemorar Seu nascimento em nossas vidas.
O profeta Isaías mostra que a vinda de Cristo é exatamente para acabar com a dor e sofrimento daqueles que andavam em escuridão. Reconhecer a Cristo é receber sua poderosa luz que transforma todas as trevas e morte em alegria e vida.

- Cristo veio para nos tirar da escuridão. João 1:4-5; 10-12; 8:12
Jesus é a Luz do mundo. Jesus é a Luz da vida. Jesus é a Luz dos homens. Jesus brilha nas trevas. A palavra luz é empregada em conexão com alegria, benção e vida. Em contraste, a palavra trevas é associada com adversidade, tristeza e morte.
“Efésios 5:8 -  Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz”
O nascimento de Cristo traz para nossas vidas a certeza de que o tempo de morte e escuridão ficou para traz e Nele temos vida em abundancia.

- Em Cristo vivemos em tempos de paz. João 16:33
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Jesus veio trazer paz aos homens: a verdadeira paz, não uma paz exterior. Isso não significa que agora não iremos mais sofrer, que nossas dívidas nesse mundo serão esquecidas ou que tudo vai dar certo.
 A paz que Jesus veio oferecer é algo interior: paz para suportar as pressões do dia a dia sem se corromper moralmente. Somos muito pressionados no trabalho, em casa, por dívidas, por injustiças. Essas coisas têm poder para tirar nossa paz e alegria de viver de vez em quando.
No entanto, Jesus disse: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz".

- Em Cristo a morte foi vencida. Mateus 2:13-15; 28:6
O nascimento de Cristo foi o primeiro passo para vencer a morte.
Cristo nasceu, viveu e morreu para que hoje fossemos livres e pudéssemos ter a certeza de que Seu nascimento aconteceu para que a salvação chegasse em nossa vida e o mal fosse completamente derrotado.
Celebre o nascimento de Cristo em sua vida e desfrute da maravilhosa oportunidade de ser filho de Deus!

Em Cristo,

Pr Rogério Gonçalves
G.A.N.G de Deus | Caminhar na Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário